Poder controlar o que acontece em cada cômodo da sua casa na palma da sua mão não é mais coisa do futuro, mas sim uma realidade já presentes em diversas casas e apartamentos em Cabo Frio, Rio de Janeiro, São Paulo, e mais.
As smart houses, ou casas inteligentes, oferecem aos seus moradores a comodidade de controlar a temperatura, garantir segurança, ajustar iluminação entre diversas possibilidades usando seu celular, tablet ou computador.
Com isso, é possível reduzir o tempo que passamos nas rotinas domésticas e até mesmo gerar maiores economias para o seu bolso e para o meio ambiente.
No post de hoje explicamos o que leva uma casa a ser considerada inteligente e como você pode adaptar o seu imóvel para que atenda melhor suas comodidades.
A base de tudo! Como tornar uma casa em smart house?
A automação das funções se torna possível pela instalação dos mais diversos tipos de sensores e timers: de presença, movimento, luminosidade, temperatura…Com eles, fica possível controlar os elementos da casa mesmo não estando por perto.
Dá para programar por um aplicativo a hora que seu irrigador de grama irá funcionar, quando suas cortinas deverão fechar e até mesmo qual horário você prefere tomar um cafézinho.
Hoje diversos acessórios tecnológicos contribuem para que possamos automatizar certas funções da nossa rotina. Possuimos smartphones, smartwatches, smartvs e auxiliares controlados por voz, como a Alexa da Amazon, a Siri da Apple e o Google Assistant.
Com essa infinidade de opções que podem ser usadas na nossa casa, fica complicado encontrarmos os critérios que definem o que uma smart house é e possui.
Por isso, recentemente, uma rede de franquias imobiliárias dos Estados Unidos criou parâmetros que ajudam corretores e compradores a estabelecer o que realmente torna uma casa inteligente.
De acordo com eles, para ser uma casa inteligente, o imóvel precisa ter um dispositivo que controla remotamente itens da casa e conexão de internet constante. Além disso, a casa precisa ter dois itens automatizados de alguma das seguintes categorias Eletrodomésticos, Entretenimento, Temperatura, Iluminação, Ar livre ou Segurança.
Confira a seguir alguns exemplos de aplicação de tecnologia inteligente em cada uma dessas categorias:
Eletrodomésticos
Ao entrar em uma loja de eletrodomésticos nos dias de hoje, com certeza encontrará equipamentos que já eram comuns há 50 anos, como geladeiras, máquinas de lavar roupa e aspiradores de pó. O que mudou, no entanto, dentro destes dispositivos foram aspectos de design e funções agregadas resultado dos avanços tecnológicos.
As geladeiras de hoje, por exemplo, já possuem computadores equipados que registram a entrada e saída de produtos, capazes de identificar a validade de cada item. Já as máquinas de lavar roupa atuais conseguem entregar a roupa seca e passada em algumas horas. E os aspiradores de pó agora mais parecem robôs de brinquedos, exercendo a função de limpeza até mesmo 24 horas por dia.
Entretenimento
Em tempos que passamos mais horas assistindo a vídeos caseiros do Youtube ou produções de serviços de streaming como Netflix e Amazon Prime, as televisões começaram a necessitar de adaptações para possuírem acesso a internet, e essa é a proposta das televisões inteligentes. Associadas a elas, hoje já existem aplicativos que você pode controlar o canal, o volume, o brilho da transmissão de TV e acessórios que transformam sua casa em um home theater de verdade, como grandes projetores e equipamentos de som.
O post Você sabe o que é um smart house? Conheça as casas do futuro! apareceu primeiro em Blog FBV Cursos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário