O SEO atrai milhares de leads todos os dias, e assim também é o SEO Local, forma de otimização que visa a região geográfica onde uma empresa é sediada. Ou seja, o SEO não muda, o que é acrescentado é a preocupação com a localização e uma otimização que busca atrair os clientes locais com mais ênfase do que os clientes de fora.
Não é de hoje que pesquisas mostram que o SEO Local tem sido bastante vantajoso e uma oportunidade para pequenos e grandes negócios também, em suas regiões de atuação, ajudando ao crescimento das empresas e sendo mais uma estratégia de otimização segura e eficiente que dá resultados reais e muitas vezes rápidos.
Afinal, o que é SEO Local na prática? Vale a pena focar no SEO Local? Quais os benefícios reais do SEO Local e como se qualificar para esse mercado, que a cada dia cresce mais? Confira a seguir.
O Que É Seo Local?
Assim como todo SEO, a otimização necessita de estratégias para atingir um fim proposto. Por exemplo, na otimização de um texto como este para um blog, a finalidade é atingir o maior número de pessoas que estejam buscando informações e que desejam solucionar um problema.
Segundo Tico Santos do Club SEO de Verdade VIP, “O SEO Local é um conjunto de técnicas utilizadas para aumentar a visibilidade de uma página web em busca de informações relevantes ao usuário, em função da localização geográfica da empresa e do cliente.”
No SEO Local à intenção é a mesmo, porém a ideia é otimizar o site ou blog para que as buscas nos motores de busca sejam regionalizadas, ou seja, que seu cliente que mora perto dos seus produtos e serviços, utilize sua empresa e não uma concorrente.
Por exemplo, uma empresa que preste serviços de faz tudo na região de Guarulhos, Sp. No blog, os artigos falam sobre os produtos e serviços da empresa e o endereço e contatos ficam linkados no artigo ou oferecem um CTA que conduza o cliente para entrar em contato com a empresa. Se o cliente é da região, as chances de apostar nessa empresa ao invés de outra de um concorrente de outra cidade, é muito maior.
Vale A Pena Focar No Seo Local?
O SEO Local é uma alternativa interessante em um mercado que só cresce. Pesquisas mostram que SEO é um negócio que custa mais de 70 bilhões de dólares e até 2020, espera-se que seu valor ultrapasse os 79 bilhões! Além disso, 69,3% das empresas no Brasil, utilizam as estratégias de SEO para conquistar clientes e fazer mais vendas e no caso do SEO Local, 46% das buscas são locais e destas, 28% resultam sempre em compras.
A tática de SEO mais utilizada e que não é diferente no SEO Local é o conteúdo relevante e de qualidade, quase sempre escrito, mas que pode também ser em forma de vídeos, imagens ou podscast. O importante é que o conteúdo informe e transmita ao leitor uma solução ou conduza para isso. Estudos mostram que um lead vê de 3 até 5 artigos, antes de se decidir por um compra e que 72% dos profissionais de marketing, reconhecem que o conteúdo de qualidade, é a estratégia mais eficaz.
Outro dado interessante, mostra que 89% dos leads, pesquisam pelo menos uma vez na semana, sendo que 58% pesquisam todos os dias por negócios e soluções locais. Ou seja, os números não mentem e provam que vale muito a pena investir pesado no SEO Local, já que as empresas sobrevivem mais e melhor quando o cliente está próximo e dependendo do ramo, é sem dúvida uma solução inteligente em tempos de crise.
Benefícios Do Seo Local
Por conta da mudança na maneira de comprar dos consumidores, o SEO Local acabou se tornando uma necessidade e também uma estratégia de ganhos muito mais eficiente do que que o próprio SEO.
Não que o SEO seja menos importante, mas quando se pensa de forma regionalizada, é essencial que o SEO esteja alinhado com os clientes locais, pois são estes que fazem os produtos, serviços e a marca empresa crescer e tomar forma. Eis alguns benefícios comprovados do SEO Local:
Aumenta a visibilidade dos diretórios locais- Diretórios locais são sites onde é possível cadastrar uma empresa como todos seus dados e isso facilita os motores de busca como o Google, a encontrar as empresas que um cliente está procurando. Nos últimos anos, o Google melhorou seus algoritmos e relação entre o Google Maps e as buscas e isso tem tornado as informações mais precisas;
Maiores chances de fidelizar clientes- Clientes que vivem próximo a empresa, oferecem mais chances de se fidelizar do que um cliente de longe, tanto pela localidade como pela qualidade;
O SEO Local aumenta as vendas e gera maior satisfação- Ter uma loja física que também é e-commerce e que vende bem para todo país é fenomenal, mas ter uma loja física que é e-commerce e que vende bem para o cliente local, gera benefícios que superam o aumento de vendas e mais ganhos financeiros, como a satisfação e comentários positivos da empresa nas redes sociais
Um bom SEO Local, origina em um posicionamento melhor nos motores de busca, de forma que a empresa pode aparecer até 2 vezes na primeira página, o que é excelente para atrair mais negócios.
Curso De Seo Local
Para entender de fato como o SEO Local funciona e começar a colocar em prática na empresa, é preciso qualificação e nada muito complexo. No Curso Avançado de SEO para WordPress, Tico Santos, fundador do Club SEO de Verdade e empreendedor digital, com experiência e resultados comprovados na web, oferece uma gama de informações em aulas, que irão elucidar como o mercado do SEO funciona.
As melhores táticas do marketing digital, para alcançar não só o topo da primeira página do Google, mas ser uma autoridade no mercado local e global. Tico mostra que é possível conquistar o mercado SEO, com um bom site/blog e com conteúdo relevante, que eleva a qualidade de uma empresa, além de garantir sua estada na primeira página.
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